Projeto Família Gerando Cidadãos

O PROJETO FAMÍLIA GERANDO CIDADÃOS (PFGC), cujo objetivo central é a PREVENÇÃO de conflitos, planejamento familiar, inteligência emocional, cooperação, inclusão social e qualidade de vida, tem como público alvo a família (mães, pais e especialmente filhos), cm olhar atento às familias de baixa renda e vulnerabilidade social.

Com base também no artigo 227 da Constituição Federal de 1988, foi elaborado como instrumento para levar cidadania, educação e incentivo à leitura inicialmente para as gestantes, através de textos, livros e vídeos educativos que disponibiliza, mudando o foco da desesperança, identificado no contexto social, para a perspectiva de um futuro com dignidade à família, focado na educação e garantia de direitos e cuidados com os filhos.

O PFGC não tem fins lucrativos, partidários ou religiosos, foi mantido generosamente pela sua idealizadora Paula Gomes Bastos de Oliveira e seus módulos e cartilhas oferecidos gratuitamente, no intuito de multiplicar a idéia do PFGC e atingir a todos que buscam cuidado, apoio e atenção.

O PFGC foi apresentado de maneira humanizada e abrangente, com conteúdo educativo e intenção de trazer oportunidades de mudança, do período de março de 2011 a setembro de 2012, para ajudar entidade parceira - AMBB, tendo seu processo de desenvolvimento tornado público pela sua autora, Paula Bastos, sendo vísivel seus benefícios para as participantes e entidade, difundindo temas importantes para a família, sociedade e outras instituições, cumprindo assim, a função social que se propôs desenvolver.

O logo do projeto, feito de próprio punho, teve um desenvolvimento muito peculiar e um fundo educacional muito expressivo, de modo que seja reconhecido e dificilmente esquecido. As cartilhas amarelas com suas mensagens coladas uma a uma receberam atenção especial para que seu conteúdo fosse aproveitado nos encontros. As camisetas foram doadas para voluntários do PFGC.

A idéia de conscientização, não só pelos direitos trabalhistas, assuntos costumeiros tratados, mas abrangendo os Direitos da gestante, do casal (de família e penal) e principalmente dos filhos (ECA), serve como um ALERTA, e teve um impacto social considerável e importante para a harmonia e resgate da afetividade e dignidade dos entes familiares.

O projeto inovador, exposto para todo Brasil através de contatos, eventos, rede social e site do Prêmio Innovare http://www.premioinnovare.com.br/praticas/l/projeto-familia-gerando-cidadaos , dá a possibilidade de difundir, manter o conceito do projeto vivo e multiplicar a idéia, demonstrando que diferentes atores e a classe jurídica pode ajudar na transformação social, diminuindo demandas e injustiças ao orientar sobre garantias, direitos e deveres, e assim, quebrar o círculo vicioso de omissões e violência, passados de geração em geração.

A autora do PFGC que mora no Rio de Janeiro e implementou o projeto em Araraquara/SP, no momento, trabalha como rede de informações e apoio, presta consultoria e elabora projetos gratuitos para entidades que carecem de ajuda, com atendimento personalizado e orienta sobre projetos para outros Estados do Brasil. Atende, pontualmente pessoas em risco social que buscam apoio e direcionamento tanto na area familiar como profissional. Qualquer informação ou orientação para implementar a prática, palestras, consultoria, entre em contato pelo e-mail: pfgc2011@yahoo.com.br

Vale a pena elaborar estratégias e trabalhar para que famílias tenham a possibilidade de construir um futuro com mais dignidade, principalmente para seus filhos. Lembrando que os temas tratados no PFGC atingem à todos, aos que ouvem, aprendem ou ensinam.

MISSÃO: Orientar e influenciar mulheres, gestantes e novos casais sobre como desenvolver comportamentos éticos, saudáveis, responsáveis e de cooperação, através de conscientização e reeducação, para que adquiram auto-confiança, eduquem seus filhos, cuidem da sua família com responsabilidade e tenham consciência para buscar o Direito de sua família quando violado.

VISÃO: Servir como instrumento e rede eficaz de informação, reeducação, cidadania e transformação para a família e sociedade.

Paula Gomes Bastos de Oliveira, cidadã, administradora do lar, advogada, experiência em estágio extra oficial- Defensoria Pública/RJ - Vara de Família, conciliadora (curso 10/2012 - TJ/RJ), Curso de formação APAV Lisboa/2018 (Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência), autora e responsável pelo Projeto FGC, pesquisadora, gestora e voluntária, militante na luta pela busca da pacificação social, resgate de valores éticos e, na prevenção e conciliação de conflitos familiares.


("A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE..." - art.226 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

("É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saude, à alimentação, à educação, à ao lazer, à profissionalização, à cultura, à à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo, de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão" art. 227, CF).

Vivemos constantemente buscando segurança e tentando nos proteger, muitas vezes do que nós mesmo criamos, e assim penso!
"Educa a família para não ter que blindar a alma, pois tudo começa de dentro pra fora".

"Não queira ser “ESTRELA”que brilha sozinha,
queira ser ‘SOL’ que aquece e ilumina a todos. Tenha equilibrio!"

Contra todos os tipos de violência causados por homem ou mulher,
Paula Bastos

© Todos os direitos reservados.
O projeto de pesquisa demanda muita dedicação e tempo, entretanto, podem compartilhar, mas por gentileza, não se esqueçam de citar a fonte! Obrigada!







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Crescer - NOTÍCIAS - 19 maneiras de criar seu filho para o mundo

Crescer - NOTÍCIAS - 19 maneiras de criar seu filho para o mundo

*Livre para brincar Comece desde bebê. Deixe-o se divertir sozinho também. Sem agenda, sem horários, sem referências. Ele vai aprender com os próprios erros, exercitar o autocontrole, treinar a fala e desenvolver argumentos.

*Aprenda a criticar Nunca diga a seu filho que o segundo lugar não é bom o bastante. Você não tem que desejar e exigir que ele seja o melhor de todos. Ele pode e vai errar. Pergunte ao seu filho: “O que você faria diferente na próxima vez?”. Elogie quando ele fizer do jeito certo.

*Ensine responsabilidade Não administre a vida do seu filho o tempo todo. Se ele esqueceu um caderno da escola em casa, por exemplo, não retorne. Ele precisa entender que tudo tem consequência.

* Observe-se Para seu filho, você é o espelho do mundo. Preste atenção se no seu dia a dia, em casa ou até mesmo na rua, não está estimulando algum tipo de preconceito com pessoas que são diferentes da sua família.

*De olho nos pequenos sinais Seu filho pode não estar praticando bullying, mas comentários ácidos ou observações preconceituosas podem surgir a qualquer momento. Esteja atento para que você possa conversar com ele na mesma hora.

*Incentive pequenas gentilezas Cumprimentar o porteiro do prédio ou da escola, sorrir para o caixa do supermercado e dar passagem no trânsito são exemplos fundamentais de respeito ao próximo.

*Experimentem Deixe que seu filho viva a experiência artística sem querer interpretar tudo para ele.

*Dê repertório ao seu filho. Ilustrações dos livros Literatura infantil é um instrumento incrível para isso. As boas obras mostram a arte de usar bem as palavras e como elas nos emocionam. Já as ilustrações dão referências estéticas.

* Compartilhe Tenha um diálogo aberto com o seu filho, traduzindo a realidade de maneira que possa entender de acordo com a idade dele. Se você chegou cansado do trabalho depois de um dia estressante e ele pede para brincar, conte que seu dia não foi fácil, mas que estará mais animado no dia seguinte

* Herança de família Estimule seu filho a cuidar das roupas e brinquedos e explique o quanto é legal herdar coisas de outras pessoas.

* Momentos únicos Chame a atenção do seu filho para um arco-íris depois da chuva. Invente jogos ou brincadeiras que são só de vocês: vale compartilhar músicas que vocês gostam, dançar no meio da cozinha ou promover contações de histórias no sofá da sala.

*Ação e reação Explique que as atitudes do seu filho têm um resultado. Se ele morder um colega, por exemplo, mostre que o outro sentiu dor e está chorando.

* Casa cheia Se tiver filho único, convide amigos da escola, vizinhos ou primos para eu passem um tempo juntos. Os neurônios funcionam como “espelhos” e as crianças aprendem por imitação.

*Seja inusitado para estimular a curiosidade do seu filho Sempre que puder, apresente um local diferente do que estão acostumados a frequentar. Pode ser um restaurante novo, um museu de arte moderna...

*Deixe-o cometer erros Se você antecipa a todas as escolhas do seu filho, e não permite que ele erre, a criança não vai aprender a lidar com a frustração. E não vivemos altos e baixos a vida toda?

*Estimule a coragem Se ele está com dificuldade em uma tarefa da escola, diga “estou orgulhoso, você está no caminho certo”, em vez de “não, não é assim, deixa que eu faço”.

*Fique junto Sua presença é fundamental para a criança se sentir amada. A troca da fralda, a hora do banho, da lição de casa, ir de mãos dadas até a padaria são momentos especiais para ela.
* Seja firme Na hora do limite, mantenha a sua palavra. As crianças sentem que os pais se importam ainda mais com elas quando há a persistência no cuidado.

*Surpreenda Mostre como o amor pode ser explícito de forma simples e não por isso é menos intenso. Deixe um bilhetinho dentro da lancheira da escola. Imagine a carinha dele na hora do recreio ao ler o que escreveu?

Pense nisso!


Mais uma vez parabenizo a Ministra Eliana Calmon pela belíssima atuação na Corregedoria do CNJ. Achei muito legal a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça - CNJ em produzir esse trabalho para crianças e adolescentes. Vale a pena acessar!!

http://www.cnj.jus.br/portalzinho/

TRT15 - Tribunal confirma indenização por dano moral coletivo pela exploração de mão de obra de menores indígenas - Síntese

TRT15 - Tribunal confirma indenização por dano moral coletivo pela exploração de mão de obra de menores indígenas - Síntese

Outros - Comissão da mulher discute reforma do código penal - Síntese

Outros - Comissão da mulher discute reforma do código penal - Síntese

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Para uma união harmônica -10 mandamentos do casal


S.FED - Famílias com pessoas acometidas por câncer podem ser incluídas no Bolsa Família - Síntese

S.FED - Famílias com pessoas acometidas por câncer podem ser incluídas no Bolsa Família - Síntese

MPAC - CNMP engaja sociedade no enfrentamento à banalização da violência no país - Síntese

MPAC - CNMP engaja sociedade no enfrentamento à banalização da violência no país - Síntese

MPGO - Promotor sugere à CPI legislação própria para o tráfico de pessoas - Síntese

MPGO - Promotor sugere à CPI legislação própria para o tráfico de pessoas - Síntese

MPRO - Pornografia infantil é principal denúncia na internet - Síntese

MPRO - Pornografia infantil é principal denúncia na internet - Síntese

STJ - Ação de prestação de contas não serve para fiscalizar gastos com pensão alimentícia - Síntese

STJ - Ação de prestação de contas não serve para fiscalizar gastos com pensão alimentícia - Síntese

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Desapegue de tudo que te faz triste. Desapegue de coisas que não utiliza mais. Desapegue do egoísmo, da mágoa, do mau humor! Desapegue dos maus hábitos. Desapegue da depressão,da insegurança. Desapegue e seja feliz!!!



















imagem: google


fonte: migalhas


MPAC - Coordenadora do GEAAC ressalta importância da sociedade discutir sobre adoção de crianças e adolescentes - Síntese

MPAC - Coordenadora do GEAAC ressalta importância da sociedade discutir sobre adoção de crianças e adolescentes - Síntese

TJSP - Indenização para vítima do golpe da ‘saidinha de banco’ - Síntese

TJSP - Indenização para vítima do golpe da ‘saidinha de banco’ - Síntese

TJSP - Tribunal mantém indenização por queda de mulher em supermercado - Síntese

TJSP - Tribunal mantém indenização por queda de mulher em supermercado - Síntese

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TJGO - Unimed tem de reembolsar R$ 79,7 mil a homem que pagou cirurgia da mulher em São Paulo - Síntese

TJGO - Unimed tem de reembolsar R$ 79,7 mil a homem que pagou cirurgia da mulher em São Paulo - Síntese

MPPR - Promotoria recomenda que município mantenha atendimento nos serviços de saúde - Síntese

MPPR - Promotoria recomenda que município mantenha atendimento nos serviços de saúde - Síntese

MPPR - Promotoria ajuíza ação para garantir qualidade nos serviços de saúde em Alexandra - Síntese

MPPR - Promotoria ajuíza ação para garantir qualidade nos serviços de saúde em Alexandra - Síntese

Acredite!! Persevere!!!


Incentivar a leitura é bom para pais e filhos. Os filhos aprendem e seguem os exemplos dos pais!.


imagem: google




""O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar". Carlos Drummond de Andrade

Dia 31 de outubro de 1902, nascia Carlos Drummond de Andrade na saudosa Itabira do Mato Dentro/MG, cidade que esteve sempre presente em sua obra. (Migalhas)