Projeto Família Gerando Cidadãos

O PROJETO FAMÍLIA GERANDO CIDADÃOS (PFGC), cujo objetivo central é a PREVENÇÃO de conflitos, planejamento familiar, inteligência emocional, cooperação, inclusão social e qualidade de vida, tem como público alvo a família (mães, pais e especialmente filhos), cm olhar atento às familias de baixa renda e vulnerabilidade social.

Com base também no artigo 227 da Constituição Federal de 1988, foi elaborado como instrumento para levar cidadania, educação e incentivo à leitura inicialmente para as gestantes, através de textos, livros e vídeos educativos que disponibiliza, mudando o foco da desesperança, identificado no contexto social, para a perspectiva de um futuro com dignidade à família, focado na educação e garantia de direitos e cuidados com os filhos.

O PFGC não tem fins lucrativos, partidários ou religiosos, foi mantido generosamente pela sua idealizadora Paula Gomes Bastos de Oliveira e seus módulos e cartilhas oferecidos gratuitamente, no intuito de multiplicar a idéia do PFGC e atingir a todos que buscam cuidado, apoio e atenção.

O PFGC foi apresentado de maneira humanizada e abrangente, com conteúdo educativo e intenção de trazer oportunidades de mudança, do período de março de 2011 a setembro de 2012, para ajudar entidade parceira - AMBB, tendo seu processo de desenvolvimento tornado público pela sua autora, Paula Bastos, sendo vísivel seus benefícios para as participantes e entidade, difundindo temas importantes para a família, sociedade e outras instituições, cumprindo assim, a função social que se propôs desenvolver.

O logo do projeto, feito de próprio punho, teve um desenvolvimento muito peculiar e um fundo educacional muito expressivo, de modo que seja reconhecido e dificilmente esquecido. As cartilhas amarelas com suas mensagens coladas uma a uma receberam atenção especial para que seu conteúdo fosse aproveitado nos encontros. As camisetas foram doadas para voluntários do PFGC.

A idéia de conscientização, não só pelos direitos trabalhistas, assuntos costumeiros tratados, mas abrangendo os Direitos da gestante, do casal (de família e penal) e principalmente dos filhos (ECA), serve como um ALERTA, e teve um impacto social considerável e importante para a harmonia e resgate da afetividade e dignidade dos entes familiares.

O projeto inovador, exposto para todo Brasil através de contatos, eventos, rede social e site do Prêmio Innovare http://www.premioinnovare.com.br/praticas/l/projeto-familia-gerando-cidadaos , dá a possibilidade de difundir, manter o conceito do projeto vivo e multiplicar a idéia, demonstrando que diferentes atores e a classe jurídica pode ajudar na transformação social, diminuindo demandas e injustiças ao orientar sobre garantias, direitos e deveres, e assim, quebrar o círculo vicioso de omissões e violência, passados de geração em geração.

A autora do PFGC que mora no Rio de Janeiro e implementou o projeto em Araraquara/SP, no momento, trabalha como rede de informações e apoio, presta consultoria e elabora projetos gratuitos para entidades que carecem de ajuda, com atendimento personalizado e orienta sobre projetos para outros Estados do Brasil. Atende, pontualmente pessoas em risco social que buscam apoio e direcionamento tanto na area familiar como profissional. Qualquer informação ou orientação para implementar a prática, palestras, consultoria, entre em contato pelo e-mail: pfgc2011@yahoo.com.br

Vale a pena elaborar estratégias e trabalhar para que famílias tenham a possibilidade de construir um futuro com mais dignidade, principalmente para seus filhos. Lembrando que os temas tratados no PFGC atingem à todos, aos que ouvem, aprendem ou ensinam.

MISSÃO: Orientar e influenciar mulheres, gestantes e novos casais sobre como desenvolver comportamentos éticos, saudáveis, responsáveis e de cooperação, através de conscientização e reeducação, para que adquiram auto-confiança, eduquem seus filhos, cuidem da sua família com responsabilidade e tenham consciência para buscar o Direito de sua família quando violado.

VISÃO: Servir como instrumento e rede eficaz de informação, reeducação, cidadania e transformação para a família e sociedade.

Paula Gomes Bastos de Oliveira, cidadã, administradora do lar, advogada, experiência em estágio extra oficial- Defensoria Pública/RJ - Vara de Família, conciliadora (curso 10/2012 - TJ/RJ), Curso de formação APAV Lisboa/2018 (Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência), autora e responsável pelo Projeto FGC, pesquisadora, gestora e voluntária, militante na luta pela busca da pacificação social, resgate de valores éticos e, na prevenção e conciliação de conflitos familiares.


("A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE..." - art.226 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

("É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saude, à alimentação, à educação, à ao lazer, à profissionalização, à cultura, à à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo, de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão" art. 227, CF).

Vivemos constantemente buscando segurança e tentando nos proteger, muitas vezes do que nós mesmo criamos, e assim penso!
"Educa a família para não ter que blindar a alma, pois tudo começa de dentro pra fora".

"Não queira ser “ESTRELA”que brilha sozinha,
queira ser ‘SOL’ que aquece e ilumina a todos. Tenha equilibrio!"

Contra todos os tipos de violência causados por homem ou mulher,
Paula Bastos

© Todos os direitos reservados.
O projeto de pesquisa demanda muita dedicação e tempo, entretanto, podem compartilhar, mas por gentileza, não se esqueçam de citar a fonte! Obrigada!







segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pessoal, navegando em busca de informações encontrei o site "aldeias infantis" com um trabalho muito bonito, do qual transcrevo aqui para que todos conheçam e digo mais, se eu pudesse residir no trabalho, seria com certeza uma mãe social. Vejam abaixo e mulheres, se puderem, inscrevam-se:

http://www.aldeiasinfantis.org.br

Trabalhe conosco
Vagas para Mães Sociais
Está aberto o processo seletivo para a contratação de Mães Sociais em todo o Brasil.
As cidades com a maior urgência em contratar essa profissional registrada e com todos os benefícios são:


  • São Bernardo do Campo - SP
  • Goioerê - PR
As Mães Sociais que procuramos são pessoas com um coração bem grande, capaz de amar muitas crianças ao mesmo tempo. Com disponibilidade, que queira amar e ser amada.
Alguém para acolher e educar crianças, adolescentes e jovens nas unidades das Aldeias Infantis SOS.

Para ser uma Mãe Social, você precisa:
- Gostar de crianças e adolescentes
- Ter disponibilidade de residir no trabalho
- Não ter filhos dependentes

Para mais informações e para se candidatar às vagas de Mães Sociais, entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5574-8199
ou envie seu currículo por e-mail para: recrutamento@aldeiasinfantis.org.br

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Licença-maternidade para viúvo - Gestantes - Guia do Bebê

Licença-maternidade para viúvo - Gestantes - Guia do Bebê

Amigos, tenho estado um pouco ausente pois estou com uns trabalhos de pesquisa, mais estudos e mais a pós graduação. Todavia apesar de todo o trabalho, continuo atenta para postar informações que dentro do nosso objetivo de paz familiar e prevenção de conflitos são muito importantes. Beijos à todos e em breve estarei de volta! Fiquem com Deus!!!

Uma mensagem de paz, sempre faz bem!!!

SABEDORIA CELTA ~

Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a musica seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica só se sente.
Que esse amor seja o teu acalento secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que a estrada se abra à sua frente.
Que o vento sopre levemente às suas costas.
Que o sol brilhe morno e suave em sua face.
Que respondas ao chamado do teu Dom e encontre a coragem para seguir-lhe o caminho.
Que a chama da raiva te liberte da falsidade.
Que o ardor do coração mantenha a tua presença flamejante e que a ansiedade jamais te ronde.
Que a tua dignidade exterior reflita uma dignidade interior da alma.
Que tenhas vagar para celebrar os milagres silenciosos que não buscam atenção.
Que sejas consolado na simetria secreta da tua alma.
Que sintas cada dia como uma dádiva sagrada tecida em torno do cerne do assombro.
Que a chuva caía de mansinho em seus campos...
E, até que nos encontremos de novo.
Que os Deuses lhe guardem na palma de Suas mãos.
Que despertes para o mistério de estar aqui e compreendas a silenciosa imensidão da tua presença.
Que tenhas alegria e paz no templo dos teus sentidos.
Que recebas grande encorajamento quando novas fronteiras acenam.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.

Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz! ♥

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IBDFAM - Notícias - Alienação parental é tema de congresso

IBDFAM - Notícias - Alienação parental é tema de congresso

PAIS, leiam com atenção! Itens proibidos na lista de material escolar. fonte: G1

Sempre no início do ano, pais e responsáveis têm gastos já previstos com materiais escolares. Os pais não são obrigados a comprar materiais que é de uso exclusivo da escola. Devem-se comprar somente o que é essencial para o aluno, como: caderno, lápis, borracha, entre outros itens.
Confira abaixo a lista de produtos proibidos em listas de materiais escolares:
- Álcool hidrogenado;
- Álcool;
- Bolas de sopro;
- Caneta para lousa;
- Copos, talheres e pratos descartáveis;
- Cordão;
- Creme dental;
- Disquetes e CD’s;
- Elastex;
- Esponja para louças;
- Estêncil e similares;
- Fita ou cartucho para impressora;
- Fita adesiva;
- Fitas decorativas;
- Fitilhos;
- Giz branco ou colorido para quadro negro;
- Grampeador;
- Grampos para grampeador;
- Lençóis descartáveis;
- Medicamentos;
- Papel higiênico;
- Papel convite;
- Papel ofício colorido;
- Papel ofício (230 x 3330);
- Papel para impressoras;
- Papel para copiadoras;
- Papel de enrolar balas;
- Pregador de Roupas;
- plástico para classificador;
- Pratos descartáveis;
- Sabonetes;
- Talheres descartáveis;
- TNT (tecidos não tecidos).


FONTE: G1 - 01/02/2012 17h35

Procon Bauru, SP, notifica escolas por itens proibidos na lista de material

Segundo o Procon, elas incluíram itens proibidos na lista.
Entre eles, estão material de uso coletivo e de marcas específicas.

Do G1 Bauru e Marília

Oito instituições de ensino de Bauru, no interior de São Paulo, foram notificadas pelo Procon por irregularidades na lista de material escolar. De acordo com o órgão, elas incluíram itens que são proibidos.
Segundo a coordenadora do Procon, Fernanda de Assis Martins Pegoraro, as solicitações irregulares encontradas com maior frequência nas listas foram relacionadas a materiais com marcas específicas, de uso comum dos alunos, como papel sulfite, copos plásticos e produtos de limpeza como papel higiênico, sabonete e panos multiuso.
“Ainda há casos em que além das solicitações irregulares na lista de materiais, algumas escolas cobram uma semestralidade e o valor também é direcionado para a compra dos produtos de uso comum dos estudantes”, completa a coordenadora.
As oito escolas notificadas terão até o dia 7 de março para apresentarem justificativas pela solicitação dos itens vedados. As justificativas serão analisadas e após isso os estabelecimentos estão sujeitos à aplicação de multas. Em 2011, 18 escolas foram multadas por incorrerem em infrações semelhantes.
O Procon pede aos pais que não efetuem o pagamento da referida semestralidade e continuem denunciando as escolas sempre que verificarem irregularidades nas listas de material escolar. As denúncias podem ser feitas pessoalmente no Procon, na Avenida Nações Unidas, 4-44, por fax no 3366-6051 ou por email procon@bauru.sp.gov.br . O consumidor não será identificado à escola.