VivaVoz - disque 132
O VivaVoz é um serviço de atendimento telefônico gratuito, exclusivo e especializado em fornecer informações sobre qualquer tipo de droga e seus efeitos no organismo, além de orientar na busca de locais para tratamento. Por meio do número 132, qualquer cidadão com dúvidas será atendido 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive feriados.
O serviço pode ajudar informando quais são as características de pessoas que estão em fase de uso ou de dependência de drogas; pode auxiliar no oferecimento de opções de estratégias de prevenção do uso de qualquer substância; além de indicar fontes e locais de atendimento, tratamento e outros locais onde a família, o usuário ou o dependente podem buscar ajuda.O VivaVoz atua de modo ativo e reativo, sempre mantendo o sigilo das informações e a identidade dos usuários do serviço. Pessoas identificadas como ‘casos graves’ podem optar por receber o acompanhamento da sua situação, por meio de ligações periódicas. Elas também podem optar por retornar a ligação ao serviço, para relatarem sua evolução, suas dificuldades, seus sucessos e possíveis recaídas.
Os consultores do serviço são profissionais de saúde, educação e assistência social. A diversidade das áreas de atuação é importante pelo fato do tema drogas envolver diferentes aspectos da vida dos dependentes e dos seus familiares. Profissionais com nível de mestrado e doutorado em temas relacionados às drogas são responsáveis por supervisionar e monitorar as ligações, e podem auxiliar em qualquer dúvida mais específica que possa surgir.
Cidadãos interessados em denunciar a atuação do tráfico de drogas ou outros crimes devem ligar para a Polícia Militar (190) ou para o Disque Denúncia (181).
ONDE ENCONTRAR AJUDA:
Sistema Único de Saúde (SUS)
Unidades básicas de saúde ou centros de saúde (SUS)
Oferecem atendimento médico, e/ou de outros profissionais que farão uma primeira avaliação do usuário para que ele inicie o tratamento na própria unidade ou seja encaminhado para o serviço especializadoCentros de Atenção Psicossocial (Caps)
Serviço especializado de atenção aos usuários que oferece atendimento médico psiquiátrico, psicológico e de outros profissionais, distribuição de medicação e apoio para as famílias.Consultório na Rua
Oferecem acolhimento, apoio e encaminhamento para pessoas que moram ou se encontram em situação de rua e estão distanciados das unidades de serviços de saúde. O atendimento aos dependentes químicos ocorre um ambulatório móvel por equipe formada por médicos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.Programa de Redução de Danos
Ações preventivas e de acolhimento, como avaliação, atendimento e encaminhamento para rede de saúde e de assistência social.
Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Sistema organiza as ações, programas e serviços da Assistência Social em dois tipos: a Proteção Social Básica, que tem papel preventivo na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social; e a Proteção Social Especial, que é direcionada a quem já se encontra em situação de risco, seja pelo uso de drogas, ou outros aspectos como maus-tratos, abuso sexual e abandono.
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Oferece serviços da proteção básica social em locais que apresentam risco social. O CRAS organiza ações de informação e sensibilização nos espaços públicos, campanhas de esclarecimento sobre os riscos de uso das drogas, além de trabalhos sociais com as famílias.Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS)
Serviço de acompanhamento a indivíduos que já estejam em situações de risco associadas ao uso do crack e outras drogas. Realiza trabalhos de abordagem social nos territórios, encaminhamento às redes de saúde, atendimento nos períodos pós-internação, apoio à reinserção social e fortalecimento das relações familiares.Centros POP (Centros de Referência Especializados para Pessoas em situação de Rua)
Nestas unidades, o trabalho se concentra na identificação do uso de drogas por indivíduos em situação de rua, sensibilização dos mesmos para iniciar um tratamento e incentivo ao processo de saída desta condição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário