"Uma pessoa doente adoece a todos ao redor!! Ë questão de saúde publica! Tem que tratar e não jogar no lixo, até por que o lixo pode ser reciclado, quanto mais uma vida!".
Indignada! Entrei em contato com a coordenadora de uma instituição para pedir orientação sobre como encaminhar uma pessoa necessitada que precisava de cuidados, expliquei a situação e as dificuldades do caso. Recebi como resposta, manda ir lá e ver! Ainda hoje aguardo a resposta das demais perguntas! Simples assim!
A resposta foi tipo, se vira, vai atras! Entenda que, se eu a contactei de outro país, é por que estou tentando me virar pra ajudar pessoa necessitada e supostamente a instituição de caridade, como se promove, tem instrumentos para auxiliar.
Ora, quantas vezes eu a 700 km de distância, me desdobrei conciliando trabalho, estudo, família, custos e busquei alternativas para ajudar ao próximo, seja em caso de vulnerabilidade, seja pra desenvolver, promover pessoas que por fim, pelo que parece, só queriam fama ou ajudar a quem dá menos trabalho, é conveniente!! Clubinho de egocêntricos, arrogantes??!! Não queria pensar assim, não é o sentimento que queria ter, pois conheci muita gente boa e solidaria de verdade nessa vida!
Se me pedem ajuda eu trabalho sim, dou atenção à pessoas em estado crítico, aquelas no fundo do poço que ninguém quer auxiliar, nem quer por perto, pois pensam ser caso perdido! PRO BONO! Pesquiso uma abordagem didática, para que seja eficaz a ajuda!!
Venho de família de pais separados, tenho fragilidades e imperfeições, mas sou humana! Observadora! Como tantos conheci pessoas de todos os tipos e classes sociais, comecei a trabalhar muito cedo e consegui vencer minhas batalhas com honestidade, muito esforço e orgulho! Sou reservada, respeitada e respeitável, sou recebida com alegria por onde passo e possuo sim, essa sensibilidade aguçada para ver além de roupas, cabelo, cor de pele, religião, classe social, diploma e estado físico!
Altruísta como sabem que sou, não me importa se recebo curtidas, se tenho um milhão de seguidores, apenas alimento o que acredito que faz bem ao próximo e dentro das minhas possibilidades! Quem pede e recebe minha ajuda, sabe quem sou e o quanto me esforço pra auxiliar ou resgatar uma vida! Pensei muito antes de comentar o caso, mas não falar me faz refém de um sentimento ruim, e o sentimento almejado é de cooperação e resgate. Só coisas boas!! Admiro quem ajuda sem querer recompensas, além da bênção de Deus e não desejo que se desvinculem da verdadeira caridade. Amigo ou inimigo todos devem se ajudar!
Portanto, digo que não vou desistir até que o necessitado veja um caminho de luz e tenha possibilidades de transformação. Uma pessoa doente adoece a todos ao redor!! Ë questão de saúde publica! Tem que tratar e não jogar no lixo, até por que lixo pode ser reciclado, quanto mais uma vida! Claro que agora do outro lado do oceano fica mais difícil, mas a solidariedade em rede é pra isso! Para se ajudarem quando necessário!
É fácil posar de solidário e salvador ao lado daquela pessoa que tem estrutura financeira ou familiar pra se recuperar! Dificil é ajudar uma pessoa sozinha, desempregada e desequilibrada, degradada, com uma família toxica, amigos destrutivos e lutar para que a pessoa se restabeleça antes de sucumbir e morrer.
Devo ressaltar pra quem não sabe, que talvez a pior morte é a MORTE MORAL, que é a depravação da alma, perda de todos os sentimentos de honra, exclusão social!
PREVENÇÃO gente!! Vamos cuidar enquanto a ferida não está tão exposta!! Também é menos custoso! O corpo dá sinais, o comportamento muda, difícil não perceber! Entendo as dificuldades do meio, mas se a solidariedade está virando comércio, sinto muito, não compartilho dessa metodologia!
A família é responsável sim pelos seus, mas a ajuda profissional é essencial.
Se você se propôs a ajudar e tem instrumentos para isso, acolha de verdade, quando ninguém está vendo! Se recebeu pedido de ajuda dê atenção!
Graças a Deus não sou doente, dependente, nem sofro violência, mas tem gente que passa por isso nesse momento e não consegue se reerguer sozinho! Pode ser um parente meu ou seu, um desconhecido, um amigo!
Tenha olhos para ver a necessidade do outro!! E ajude com compaixão, com a essência boa do ser humano.
E à você que ignorou meu simples pedido de orientação, se estava num mal dia, que Deus te ajude e perdoe, ainda aguardo a resposta do e-mail que enviei a quase 2 meses!!
É um desabafo e também um pedido de socorro!! As pessoas que regem qualquer tipo de instituição não podem se desvirtuar por status, muito ou pouco trabalho, por dinheiro ou falta dele! Atenção, cuidem da sua mente e coração!!
Um dia sem auxilio que passa um vulnerável, pode ser decisivo para sua vida ou morte!
A luta continua!
Paulla Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário