Projeto Família Gerando Cidadãos

O PROJETO FAMÍLIA GERANDO CIDADÃOS (PFGC), cujo objetivo central é a PREVENÇÃO de conflitos, planejamento familiar, inteligência emocional, cooperação, inclusão social e qualidade de vida, tem como público alvo a família (mães, pais e especialmente filhos), cm olhar atento às familias de baixa renda e vulnerabilidade social.

Com base também no artigo 227 da Constituição Federal de 1988, foi elaborado como instrumento para levar cidadania, educação e incentivo à leitura inicialmente para as gestantes, através de textos, livros e vídeos educativos que disponibiliza, mudando o foco da desesperança, identificado no contexto social, para a perspectiva de um futuro com dignidade à família, focado na educação e garantia de direitos e cuidados com os filhos.

O PFGC não tem fins lucrativos, partidários ou religiosos, foi mantido generosamente pela sua idealizadora Paula Gomes Bastos de Oliveira e seus módulos e cartilhas oferecidos gratuitamente, no intuito de multiplicar a idéia do PFGC e atingir a todos que buscam cuidado, apoio e atenção.

O PFGC foi apresentado de maneira humanizada e abrangente, com conteúdo educativo e intenção de trazer oportunidades de mudança, do período de março de 2011 a setembro de 2012, para ajudar entidade parceira - AMBB, tendo seu processo de desenvolvimento tornado público pela sua autora, Paula Bastos, sendo vísivel seus benefícios para as participantes e entidade, difundindo temas importantes para a família, sociedade e outras instituições, cumprindo assim, a função social que se propôs desenvolver.

O logo do projeto, feito de próprio punho, teve um desenvolvimento muito peculiar e um fundo educacional muito expressivo, de modo que seja reconhecido e dificilmente esquecido. As cartilhas amarelas com suas mensagens coladas uma a uma receberam atenção especial para que seu conteúdo fosse aproveitado nos encontros. As camisetas foram doadas para voluntários do PFGC.

A idéia de conscientização, não só pelos direitos trabalhistas, assuntos costumeiros tratados, mas abrangendo os Direitos da gestante, do casal (de família e penal) e principalmente dos filhos (ECA), serve como um ALERTA, e teve um impacto social considerável e importante para a harmonia e resgate da afetividade e dignidade dos entes familiares.

O projeto inovador, exposto para todo Brasil através de contatos, eventos, rede social e site do Prêmio Innovare http://www.premioinnovare.com.br/praticas/l/projeto-familia-gerando-cidadaos , dá a possibilidade de difundir, manter o conceito do projeto vivo e multiplicar a idéia, demonstrando que diferentes atores e a classe jurídica pode ajudar na transformação social, diminuindo demandas e injustiças ao orientar sobre garantias, direitos e deveres, e assim, quebrar o círculo vicioso de omissões e violência, passados de geração em geração.

A autora do PFGC que mora no Rio de Janeiro e implementou o projeto em Araraquara/SP, no momento, trabalha como rede de informações e apoio, presta consultoria e elabora projetos gratuitos para entidades que carecem de ajuda, com atendimento personalizado e orienta sobre projetos para outros Estados do Brasil. Atende, pontualmente pessoas em risco social que buscam apoio e direcionamento tanto na area familiar como profissional. Qualquer informação ou orientação para implementar a prática, palestras, consultoria, entre em contato pelo e-mail: pfgc2011@yahoo.com.br

Vale a pena elaborar estratégias e trabalhar para que famílias tenham a possibilidade de construir um futuro com mais dignidade, principalmente para seus filhos. Lembrando que os temas tratados no PFGC atingem à todos, aos que ouvem, aprendem ou ensinam.

MISSÃO: Orientar e influenciar mulheres, gestantes e novos casais sobre como desenvolver comportamentos éticos, saudáveis, responsáveis e de cooperação, através de conscientização e reeducação, para que adquiram auto-confiança, eduquem seus filhos, cuidem da sua família com responsabilidade e tenham consciência para buscar o Direito de sua família quando violado.

VISÃO: Servir como instrumento e rede eficaz de informação, reeducação, cidadania e transformação para a família e sociedade.

Paula Gomes Bastos de Oliveira, cidadã, administradora do lar, advogada, experiência em estágio extra oficial- Defensoria Pública/RJ - Vara de Família, conciliadora (curso 10/2012 - TJ/RJ), Curso de formação APAV Lisboa/2018 (Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência), autora e responsável pelo Projeto FGC, pesquisadora, gestora e voluntária, militante na luta pela busca da pacificação social, resgate de valores éticos e, na prevenção e conciliação de conflitos familiares.


("A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE..." - art.226 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

("É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saude, à alimentação, à educação, à ao lazer, à profissionalização, à cultura, à à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo, de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão" art. 227, CF).

Vivemos constantemente buscando segurança e tentando nos proteger, muitas vezes do que nós mesmo criamos, e assim penso!
"Educa a família para não ter que blindar a alma, pois tudo começa de dentro pra fora".

"Não queira ser “ESTRELA”que brilha sozinha,
queira ser ‘SOL’ que aquece e ilumina a todos. Tenha equilibrio!"

Contra todos os tipos de violência causados por homem ou mulher,
Paula Bastos

© Todos os direitos reservados.
O projeto de pesquisa demanda muita dedicação e tempo, entretanto, podem compartilhar, mas por gentileza, não se esqueçam de citar a fonte! Obrigada!







sábado, 3 de agosto de 2013

Olá queridas leitoras, bem, primeiramente gostaria de lembrar que não somos super heróis, apesar de pensarmos que sim! (risos)

Há um ano tenho vivido um dilema, descobri um nódulo na mama, do qual confesso, tem me tirado o sono. Tento não pensar e me ocupar de outros afazeres, seja ajudando o amigo, ou um desconhecido, trabalhando, estudando, mas, a realidade é dura, e por mais que tentamos, as vezes nos sentimos enfraquecidas.

Tive a perda de uma amiga muito querida final do ano, da qual peço para Deus iluminar seu caminho na nova jornada e digo que realmente fiquei abalada. Comecei a refletir e em momento algum senti dó de mim, apenas, medo e tristeza em pensar em ficar longe das pessoas que amo! Nunca fui ligada a santos, mas depois de visitar a basílica de São Pedro (Vaticano), Santuário de Fátima (Portugal) e Aparecida do Norte (SP), senti algo diferente, principalmente em observar a fé de alguns peregrinos. Curiosa e observadora, tentei entender o que movia aqueles fiéis.

Uma sensação de plenitude me tocou o coração, especialmente em Aparecida, basílica da qual me encantei e apreciei toda sua força e generosidade. Especial, pois, fui visitar despretensiosamente num final de semana, eu, meu marido e Pedrita, minha maltês e, ao chegar, fomos recepcionados com um grande sorriso e a possibilidade de adentrarmos todos (eu, marido e totó) para assistirmos a missa.

Felicidade e gratidão é pouco para descrever meu sentimento. Fomos contemplados com o coro da música: "Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino, cuida de mim". Lindo e inesquecível!!.

Por esse e outros motivos, fui conquistada e passei a agradecer a Nossa Senhora pela alegria do meu coração. Não foi diferente em pedir força a Nossa Senhora, para enfrentar o oculto, uma doença que te enfraquece, física e mentalmente, mesmo que esteja ainda em observação.

Uma promessa foi feita e verdade ou não, tenho me fortalecido na fé!. Passei a acreditar que milagres acontecem!!

Hoje foi um dia especial, do qual, fui alegremente cumprir minha promessa, pela não evolução do nódulo, e entregar as doações de fraldas geriátricas, sabonetes e lanchinhos para um abrigo para idosos Getsemani, em Caxias, RJ. Fiquei emocionada e feliz com o tratamento dispensado pela Presidente e voluntários que cuidam dos idosos que lá foram acolhidos.

Coincidência de datas, pois dia 3/08, meu saudoso Pai comemoraria seu aniversário, hoje idoso, faria 71 anos. Saudades Pai!! Esteja sempre na luz!! Te amo!

Queridas, a mensagem de hoje é para que ninguém perca sua fé e que continue acreditando
na mudança e solidariedade. Parece pouco, mas um grão que movemos, faz enorme diferença na vida de quem um olhar singelo recebe.

Pedrita e eu agradecemos a possibilidade de estarmos ali, conhecendo um pouco da vida desses sábios que lá estão, de coração aberto para nos receber!
Agradeço ao meu grande companheiro que me apoia sempre!

Um grande beijo à todos e que Deus nos abençoe para que possamos eternamente ajudar a quem realmente precisa!

"O senhor é nosso pastor e nada nos faltará".

Até a próxima,

Paula Bastos

Pedrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário